sábado, 15 de setembro de 2012

EDUCAÇÃO EM PORTUGAL NO SEU MELHOR...

Muita gente se pergunta, porque é que os alunos tiram más notas.
Ás vezes o problema não é de não estudarem mas sim de não terem o que querem, passo-vos a explicar:

Ora tenho uma amiga minha que escolheu inglês porque queria tentar manter a sua média e porque o inglês é uma disciplina que não é muito complicado para ela. Como é óbvio a sua 1ª opção foi ter inglês e apesar de ela ter escolhido ela não o teve, porquê? Porque a porcaria deste governo está-se a "cagar" p'ra educação deste país que nem sequer motivam os alunos a estudar!
Ora, porque raio nos dão a escolher uma opção se no fundo a gente fica com as disciplinas que não queremos?
Imaginem aqueles que escolhem ciência política, provavelmente querem seguir um futuro político e querem começar já a ter essa experiência com uma disciplina que se adeque ao seu futuro emprego. Imaginem que ficam noutra coisa que não era a sua 1ª opção? Estão a dar algum valor a esses alunos? Não! Não deixam os alunos ter as disciplinas que querem para estudar com prazer mais sim disciplinas que não querem nem precisam para nada, isso é no mínimo frustrante! E é por coisas assim que muito vão estudar para fora porque aqui ninguém dá o mínimo valor às suas escolhas na educação só para não ter que pagar a mais professores para turmas mais pequenas.

E mais, a minha amiga foi pedir transferência para o turno da manhã, e como é quase óbvio não conseguiu. Compreende-se quando as outras turmas estão bastante lotadas, agora por amor de Deus ela está numa turma de 26/28 alunos, e uma das turmas da manhã tem 21 alunos, não percebo o que custa porem mais uma aluna nessa turma. Se há turmas que podem ter 26/28 alunos porque é que há outras que não? Estão cheias, cheias de quê?

E como ela há imensas pessoas a quem lhes dão a opção de escolherem certas coisas mas é como se não dessem, praticamente já têm na ficha do aluno "este aluno vai para a turma tal com x disciplinas independentemente do que ele escolhe".
É ridículo, e ainda querem bons alunos neste país, ao menos deixem-nos escolher o que querem! 
O que vocês têm a dizer quanto a isto?

6 comentários:

  1. As turmas da minha escola este ano são de 30 e poucos alunos, nem sequer cabemos na maior parte das salas!

    Já publiquei a tua entrevista :)

    http://makeupandmore.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Eu também já abordei este tema no meu blog :) A mim inscreveram-me numa disciplina que não escolhi, eu fui reclamar à direcção da escola e disseram-me que se calhar o melhor mesmo era mudar de escola. Fiquei inscrita em psicologia (2º escolha) e a minha turma de psicologia tem 31 alunos, da minha turma (humanidades) e de economia. Gostava de saber qual é o aluno que se concentra nessas condições, quando nem há mesas nem cadeiras para tanta gente na sala.
    Beijinhos

    ecoutemoiregardemoi.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. infelizmente é assim mesmo...e infelizenmte posso dizer-te que nao melhora, porque depois se nao for o plano de curso, é o horario, ou outra coisa qualquer...

    é o sistema =(

    xoxo

    ResponderEliminar
  4. Eu fiz o secundário numa escola privada e não tive a disciplina que prentendia... em vez de Matemática tive História de Arte... não compensava abrir uma turma para cada disciplina dado o número de alunos, portanto abriu apenas a que tinha mais inscrições... Se fiquei chateada? Confesso que fiquei, até porque achei que a Matemática me seria mais útil - nunca vou saber se efectivamente seria porque não tive - mas não foi por isso que deixei de estudar e de me aplicar e conseguir uma óptima nota para me permitir ter média para entrar no curso que queria. Às vezes há que dar uma oportunidade à disciplina, aprende-se sempre qualquer coisa, mesmo que não fosse a nossa primeira escolha...

    ResponderEliminar
  5. A culpa aqui não é do Governo. Eles não têm nada a ver com o que se passa nas escolas. A culpa sim é dos Conselhos Directivos das escolas em si. A minha escolas, antes de começar o ano lectivo em que eu iria para o 12º ano, ou seja, quando ainda estava no 11.º ano, foi pedido a todos os alunos deste ano para dizerem que duas disciplinas é que quereriam ter no 12º ano como opção. Eu e uma colega minha, por acaso, também escolhemos Inglês e Psicologia. Mas como houve tão pouca gente a escolher inglês (ou seja, mesmo de 15 alunos) como é óbvio não abriram nenhuma turma para a disciplina. Fui como que obrigada a fazer Sociologia no seu lugar. Tive depois colegas que escolheram Direito, mas na nossa turma só nos deram a hipótese de fazer Psicologia e Sociologia. A turma de Direito foi aberta e de certeza com vagas ainda por preencher, mas o Conselho não autorizou as minhas colegas a irem ter essa disciplina. Como podes ver, aqui o problema são as escolas, não o Governo. O Governo pode ter ideias muito estúpidas (e algumas bastante acertivas), mas não é a culpa para todos os nossos males. E como a Jo disse, há mas é que nos esforçarmos à mesma. E além do mais, a vida também não é feita só do que nós gostamos. Eu não queria de todo ter Sociologia, provavelmente de pouco me servirá no futuro, mas esforcei-me o suficiente para tirar uma nota bastante alta a esta disciplina. E em relação ao que a Inês disse: eu fiz uma cadeira na Universidade em que eramos uns 70 alunos numa sala (e não, não estou a exgerar), chegavamos ao ponto de não haver cadeiras para todos, mas nunca deixei de estar num bom ambiente para aprender. Mais uma vez, aqui a culpa é só dos alunos, que não entendem que é para estarem em silência numa sala de aula. Os problemas nem sempre vêm de fora, mas sim de dentro.

    ResponderEliminar

Façam críticas construtivas e comentem muito ;)